Antes do plantio, deve-se verificar desde a exposição até o tamanho das covas ou o preparo dos sulcos. A decisão mais importante que o agricultor deve tomar é o espaçamento e a densidade de plantio. Nos espaçamentos tradicionais, com duas plantas por cova, o número de cafeeiros por hectare varia de 1.600 a 2.000 para porte alto e de 1.900 a 2.400 para porte baixo. Nos plantios adensados, as populações de cafeeiros variam entre 4.000 e 10.000 plantas por hectare. Depois do plantio, a florada é a fase mais importante do cafeeiro. Que ocorre geralmente, entre Setembro e Novembro, podendo repetir-se por três ou quatro vezes durante esse período. Nesse período, cada galho da planta se torna um bouquet branco com cheiro de jasmim. As flores desabrocham numa só manhã, agrupadas em um pequeno feixe. Da flor resulta o surgimento do chumbinho, pequeno infrutescência que vai desenvolver-se ao longo de 6 a 8 meses, transformando-se no grão de café.
Um pé de café começa a produzir plenamente cinco anos depois de ter sido plantado. Ele produz em média 2,5 Kg de frutos por ano.
O café está pronto para a colheita quando os frutos atingem o estágio "cereja". A colheita deve ser realizada o mais rapidamente possível, sendo ideal que se complete num período de 2 a 3 meses. Antes do período de colheita deve-se organizar o material a ser usado (panos, sacaria, etc.) e providenciar o ajuste e regulagem de todo o equipamento. Deve-se também fazer a arruação para facilitar a colheita e a varrição dos frutos caídos (café de varrição). Os terreiros e secadores devem ser revisados e criteriosamente limpos, eliminando todos os resíduos de café e outras sujidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário