domingo, 24 de julho de 2011

La Padá Café

Uma das mais belas capitais do Brasil,Florianópolis e presentiada
com a mais bela cafeteria dos ultimos tempos a LA PADÁ CAFÉ
vem com o objetivo de ofecer aos seus clientes produtos de exelente qualidade.
Pratos bem elaborados , vinhos selecionados,cervejas especiais , pães bem quentinhos e um café espresso de alta qualidade.
Não deixe de conhecer!!!A la pada café se localiza na avenida rio branco e no shopping beira-mar.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

UTZ Kapeh.

Utz Kapeh, ou mais recentemente, Utz Certified, é o nome de uma certificação criada em 1999, primeiramente na Guatemala, e depois estendida aos Países Baixos, com o intuito de garantir que o café comercializado foi produzido seguindo altos padrões de qualidade, respeitando o meio ambiente e a segurança do trabalhador.

No início o programa recebeu o nome de “Utz Kapeh” que na língua Maia, Quíchua, significa “café bom”. Mais tarde o nome do programa foi alterado para Utz Certified por se tratar de um sistema de certificação que funciona em “Cadeia de Custódia”.
A Utz Certified possui um programa através do qual certifica produtores de café de acordo com critérios estabelecidos por ela no chamado “Código de Conduta”, segundo o qual o produtor certificado segue padrões para manutenção de registros acerca da produção e da lavoura, uso controlado de defensivos agrícolas (que deve ser o mínimo possível e ter todas as ações documentadas) para a proteção da lavoura, proteção aos direitos trabalhistas e atendimento às leis vigentes no país em que se encontra o produtor, acesso à assistência médica e educação para os empregados e seus familiares.
O Código de Conduta da Utz Certified foi criado a partir de um código bastante difundido na Europa, o “EurepGAP”, um código de referência desenvolvido pelos principais varejistas europeus que garante segurança alimentar e uso de práticas apropriadas na produção de frutas e vegetais. Entretanto, o Código de Conduta da Utz Certified foi um pouco mais além e, além de incluir critérios econômicos e ambientais para a produção, constantes no EurepGAP, abrange também, critérios sociais.
Mas, o ponto fundamental da certificação Utz é o quesito “rastreabilidade”: todo lote de café, quando vai ser vendido, é anunciado pelo produtor no site da Utz Certified. A Utz então atribui um número singular que é chamado de número único e é transmitido ao comprador que se encarregará de transmiti-lo ao comprador. Este número deve ser usado para identificar o lote durante toda a cadeia produtiva, desde quando ele sai da fazenda, passando pela indústria, até chegar ao consumidor final.
Essa rastreabilidade é garantida através do sistema de certificação Utz que engloba também os compradores, e todos os envolvidos na cadeia produtiva. Esse sistema de exigências administrativas e técnicas ao longo da cadeia produtiva é chamado de “Exigências da Cadeia de Custódia”. Para os produtores a certificação segue as normas de “Exigências da Cadeia de Custódia para Países de Origem” e, os compradores do produto devem seguir as “Exigências da Cadeia de Custódia para Países de Destino”.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Selo Internacional de responsabilidade e qualidade

A Rainforest Alliance é uma organização fundada em 1987 e que possui mais de 17 mil membros no mundo todo com o compromisso de preservar os ecossistemas e a biodiversidade por meio de projetos ambientais junto a empresas, comunidades locais e proprietários de terras.

Esta certificação visa, através da promoção e incentivo do manejo florestal e agrícola, ambientalmente corretos e economicamente viáveis, contribuir para a preservação da biodiversidade e justiça social, tendo como base a certificação, treinamento, capacitação dos trabalhadores e o incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas ambientais.
No Brasil, a certificação é concedida pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e pode ocorrer de duas formas: certificação de cadeia de custódia e certificação de unidade de produção agrícola.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vocabulário do Café Espresso





Fragrância: É a percepção olfativa do pó de café torrado e moído. A intensidade da fragrância revela o frescor da amostra.
Aroma: É a percepção olfativa da bebida do café. Inalando os vapores que exalam da bebida ainda quente, e, por via retronasal durante sua degustação. Para o café de torração clara, o aroma pode lembrar ao odor de nozes, amêndoas, castanhas frescas e cereal, malte, pão torrado. Para o café de torração média clara pode lembrar ao odor de caramelo, para o café de torração média pode lembrar ao odor de chocolate. Para o café de torração escura pode lembrar ao odor de resina, remédio, especiarias, queimado e cinzas.
Defeitos: Odor e sabor de terra, mofo, batata crua, rançoso, borracha, tabaco queimado, madeira, azedo (vinagre), fermentado, conferidos pelos grãos defeituosos como ardido, preto, verde e impurezas como terra, areia, paus e cascas. Café de excelente qualidade é aquele isento de defeitos.
Acidez: Propriedade sensorial de substâncias como ácidos clorogênico, cítrico, málico e tartárico que produzem gosto ácido. Percebido nos lados posteriores da língua. É característico de café Arábica particularmente de variedades cultivadas em altitude alta. Quando é natural e desejável é chamado de ácido e quando natural e indesejável é chamado de azedo.
Amargor: Propriedade sensorial de substâncias como cafeína, trigonelina, ácidos cafeico e químico e outros compostos fenólicos que produzem o gosto amargo. É percebido no fundo da língua este gosto no café é considerado desejável até certo ponto. É afetado pelo grau de torração e pelo método de preparo da bebida. Quanto mais escuro, mais amargo é o café. Quanto mais fino e portanto, demorado o processo de extração mais acentuado o amargor.
Sabor: É a combinação das sensações de gosto doce, salgado, amargo e ácido com os aromas de chocolate ou caramelo ou cereal torrado formando o sabor característico desejável. Quando apresenta sabores estranhos (sabor a terra, herbáceo, especiaria, queimado) é considerado indesejável.
Corpo: É a sensação tátil de oleosidade e de viscosidade na boca. Encorpado significa que a bebida é forte e concentrada e não rala, produzindo uma sensação agradável na boca.
Sabor Residual: É a sensação percebida após a ingestão da bebida. O sabor residual é desejável quando deixa um sabor que lembra ao chocolate e indesejável quando lembra ao cigarro queimado, resina, químico, madeira ou outro sabor estranho.
Adstringência: É a sensação de secura na boca deixada após a usa ingestão.
Qualidade Global: É a percepção conjunta dos aromas da bebida e de seu grau de intensidade, sendo que quanto mais aromático, melhor a qualidade do café; dos sabores característicos do café; de um amargor típico mas não o resultante da excessiva torra do grão (ou carbonização); da presença não preponderante do gosto dos grãos defeituosos (verdes escuros, pretos, ardidos) ou de sua inexistência, para o caso dos cafés gourmet; da inexistência do gosto característico de grãos fermentados, podres ou preto-verdes; do equilíbrio e da harmonia da bebida, tudo se traduzindo numa sensação agradável durante e após a degustação.

Café Octavio

Os cafés e blends do Octavio Cafés Especiais são produzidos na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, município de Pedregulho (SP), na Alta Mogiana, região de grande altitude e clima favorável, onde se produzem os melhores cafés do Brasil. De acordo com avaliação que aplica a metodologia proposta pela Organização Internacional do Café, o Octavio Café obteve os melhores índices em aspecto, torração, aroma, corpo, acidez, doçura, conceito e bebida.
A Octavio Café obteve as certificações internacionais Rainforest Alliance e Utz Kapeh, duas das mais importantes certificações socioambientais do mundo. A Rainforest Alliance é emitida pela ONG de mesmo nome, instituição com sede em Nova York e que atua visando o bem-estar do trabalhador e das comunidades locais, além da conservação da biodiversidade, ao promover a manutenção da cobertura florestal e a restauração da vegetação nativa. O Utz Kapeh que significa "café bom" na língua maia é um programa de certificação mundial da Utz Certified Foundation, com sede na Holanda, para a produção e fornecimento de café responsável. Somente as empresas que asseguram a qualidade social e ambiental do café produzido recebem estas certificações.

sábado, 2 de julho de 2011

Espresso na temperatura ideal !

Espresso é o café exclusivo, preparado sob pressão, em doses individuais para ser saboreado no exato momento da extração. É um café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores.
Para prepará-lo é melhor utilizar grãos frescos, de alta qualidade, com aroma e sabor intensos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão.
As máquinas devem permitir a operação com pressão de 9 atmosferas (atm) e temperatura de 90º C, num tempo que varia de 20 a 30 segundos. Estas são condições ideais para a obtenção de um café espresso excelente.
O café espresso é concentrado – 9 gramas de pó para até 50ml de água – de aroma e sabor intensos com um bom corpo e persistência no paladar, coberto por um denso creme cor de avelã com reflexos avermelhado(tigrago) em toda superfície da xícara, cuja espessura deve estar entre 3mm e 4mm.

Tipos de espresso.

50 ml - Longo
30ml - Curto
15ml - Ristretto

sexta-feira, 1 de julho de 2011

La Marzocco FB/80

Considerada a melhor maquina de café espresso dos ultimos tempos,Se você  barista  tiver a oportunidade de comandar uma maquina como esta,vera que não há nada incomparavel. 

Revista Espresso

Hoje o café ganha força entre a juventude e tornou-se um estilo. E o mérito por essa mudança de comportamento é do café de qualidade, que abriu aos consumidores um leque enorme de opções de sabores, métodos de preparo e drinques. Enquanto isso, na fazenda, o mês de junho é de muita agitação. O produtor está no auge da sua safra, colhendo os frutos maduros, levando ao beneficiamento e provando os lotes que chegam a nós, consumidores. E você, leitor da Espresso, vai acompanhar um pouco de tudo isso nas páginas da nova edição da revista!