Utz Kapeh, ou mais recentemente, Utz Certified, é o nome de uma certificação criada em 1999, primeiramente na Guatemala, e depois estendida aos Países Baixos, com o intuito de garantir que o café comercializado foi produzido seguindo altos padrões de qualidade, respeitando o meio ambiente e a segurança do trabalhador. No início o programa recebeu o nome de “Utz Kapeh” que na língua Maia, Quíchua, significa “café bom”. Mais tarde o nome do programa foi alterado para Utz Certified por se tratar de um sistema de certificação que funciona em “Cadeia de Custódia”.
O Código de Conduta da Utz Certified foi criado a partir de um código bastante difundido na Europa, o “EurepGAP”, um código de referência desenvolvido pelos principais varejistas europeus que garante segurança alimentar e uso de práticas apropriadas na produção de frutas e vegetais. Entretanto, o Código de Conduta da Utz Certified foi um pouco mais além e, além de incluir critérios econômicos e ambientais para a produção, constantes no EurepGAP, abrange também, critérios sociais.

Essa rastreabilidade é garantida através do sistema de certificação Utz que engloba também os compradores, e todos os envolvidos na cadeia produtiva. Esse sistema de exigências administrativas e técnicas ao longo da cadeia produtiva é chamado de “Exigências da Cadeia de Custódia”. Para os produtores a certificação segue as normas de “Exigências da Cadeia de Custódia para Países de Origem” e, os compradores do produto devem seguir as “Exigências da Cadeia de Custódia para Países de Destino”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário