sexta-feira, 22 de julho de 2011

UTZ Kapeh.

Utz Kapeh, ou mais recentemente, Utz Certified, é o nome de uma certificação criada em 1999, primeiramente na Guatemala, e depois estendida aos Países Baixos, com o intuito de garantir que o café comercializado foi produzido seguindo altos padrões de qualidade, respeitando o meio ambiente e a segurança do trabalhador.

No início o programa recebeu o nome de “Utz Kapeh” que na língua Maia, Quíchua, significa “café bom”. Mais tarde o nome do programa foi alterado para Utz Certified por se tratar de um sistema de certificação que funciona em “Cadeia de Custódia”.
A Utz Certified possui um programa através do qual certifica produtores de café de acordo com critérios estabelecidos por ela no chamado “Código de Conduta”, segundo o qual o produtor certificado segue padrões para manutenção de registros acerca da produção e da lavoura, uso controlado de defensivos agrícolas (que deve ser o mínimo possível e ter todas as ações documentadas) para a proteção da lavoura, proteção aos direitos trabalhistas e atendimento às leis vigentes no país em que se encontra o produtor, acesso à assistência médica e educação para os empregados e seus familiares.
O Código de Conduta da Utz Certified foi criado a partir de um código bastante difundido na Europa, o “EurepGAP”, um código de referência desenvolvido pelos principais varejistas europeus que garante segurança alimentar e uso de práticas apropriadas na produção de frutas e vegetais. Entretanto, o Código de Conduta da Utz Certified foi um pouco mais além e, além de incluir critérios econômicos e ambientais para a produção, constantes no EurepGAP, abrange também, critérios sociais.
Mas, o ponto fundamental da certificação Utz é o quesito “rastreabilidade”: todo lote de café, quando vai ser vendido, é anunciado pelo produtor no site da Utz Certified. A Utz então atribui um número singular que é chamado de número único e é transmitido ao comprador que se encarregará de transmiti-lo ao comprador. Este número deve ser usado para identificar o lote durante toda a cadeia produtiva, desde quando ele sai da fazenda, passando pela indústria, até chegar ao consumidor final.
Essa rastreabilidade é garantida através do sistema de certificação Utz que engloba também os compradores, e todos os envolvidos na cadeia produtiva. Esse sistema de exigências administrativas e técnicas ao longo da cadeia produtiva é chamado de “Exigências da Cadeia de Custódia”. Para os produtores a certificação segue as normas de “Exigências da Cadeia de Custódia para Países de Origem” e, os compradores do produto devem seguir as “Exigências da Cadeia de Custódia para Países de Destino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário