sexta-feira, 30 de setembro de 2011

empório SWEET HOME café craft beer

Se você for um grande apreciador de cervejas,chopp artesanal,vinhos e cafés,temos a sweet home para oferecer a você.Com grandes rótulos de cervejas especiais,chopp artesanal craft beer,vinhos e sem falar do delicioso café espresso.A sweet home opera com uma das mais bela maquina de café espresso italiana LA MARZOCCO.não podemos esquecer na grande variedades de blends Ateliê do Café,Octavio Café,Camocin organico,Jacu bird e etc,vale muito a pena desfrutar destes grande produtos que a SWEET HOME tem a oferecer.


Localizada na rua São Jorge 160.
Telefone: 48 3333 0100

Aberta de segunda a sexta,das 10:00 as 20:00 h, ao sábado das 9:00 as 13:00h.

Bons Cafés!!!!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CAFÉ: O QUERIDINHO DO BRASIL
O café gourmet definitivamente ganhou espaço na grande mídia e, cada vez mais, brasileiros optam pela bebida de qualidade, procuram novos produtos e aumentam o consumo. Há oito anos a revista Espresso iniciou o trabalho desafiador de explicar ao brasileiro o potencial de aroma e sabor do café nacional. E hoje sabemos que essa trajetória é de sucesso. E foi nesta direção que o Espaço Café Brasil começou sua história, há seis anos, se posicionando como feira internacional de café, com o objetivo de fomentar o mercado e colocar em contatos os diversos profissionais do setor, que trabalham em toda a cadeia do produto. A 6ª edição será realizada de 6 a 8 de outubro de 2011 e nesta edição você confere um guia especial com cafeterias para você conhecer em São Paulo, além da programação completa. Além da feira de café, nossa equipe foi também a Bogotá, na Colômbia, sede do World Barista Championship 2011, e conferiu de perto a vitória inédita de um país produtor no campeonato mundial de barista: o jovem salvadorenho Alejandro Mendez. E ainda entramos na onda da movimentação de consumo e descobrimos jovens loucos por café. São eles os grandes responsáveis por alavancar o consumo no País! Bom cafés!

OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA SAÚDE


CaféO café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, apesar de alguns preconceitos. Entretanto, tomar um “cafezinho” em doses moderadas pode trazer à saúde mais benefícios que o simples prazer de degustar a tradicional bebida.
O café é uma bebida rica em minerais, contém vitamina B, ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais, nutrientes que ajudam a prevenir a depressão e suas conseqüências como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas. A recomendação dos especialistas é de um consumo de 3 a 4 xícaras diárias (cerca de 500 mg de cafeína), o que estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar.
CaféO consumo diário e moderado de café pelos adultos também pode ajudar ainda a combater a depressão, a quarta principal causa de morte no mundo atualmente, mas que poderá vir a ser a segunda em 2020, conforme informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), depois do infarto do miocárdio.

Bourbon Vermelho


Nome científico: Coffea spp.
Família: Rubiaceae
Origem: África
Características da planta: arbusto com copa piramidal, atinge até 12 metros de altura; possui caule ereto e casca acinzentada e rugosa. As folhas possuem coloração verde-acinzentado quando jovens e verde-brilhante posteriormente; apresentam formato ovalado-lanceolado e são onduladas nas margens. O fruto é uma drupa elipsoidal de coloração verde antes de amadurecer, depois torna-se amarelo e depois vermelho. Contém sementes de coloração acinzentada, branco-amarelada ou amarelo-esverdeada, envoltas por polpa branca e adocicada.
Características da flor: flores brancas, aromáticas, reunidas em número de 2 a 6, formando glomérulos situados na axila das folhas. As flores normais do cafeeiro abrem-se nas primeiras horas da manhã e permanecem abertas durante todo o dia.
Origem: nativo da Etiópia, e daí levado para a Arábia, de onde se propagou pelo mundo levado pelos árabes.
Planta arbustiva pertencente ao gênero Coffea, tem nas espécies Coffea arabica L. e Coffea canephora Pierre, a sua maior expressão econômica, visto que são as espécies mais cultivadas nos grandes centros produtores de café.
Embora existam cerca de 60 espécies, nem todas são amplamente conhecidas quanto ao seu potencial econômico.
Cultivo do cafeeiro:
Escolha do terreno:
- declividade: - maior que 15 a 20 %, inviabiliza a mecanização agrícola;
- entre 30 e 40%, manejo realizado com uso de tração animal;
- entre 60 e 70 %, manejo realizado apenas manualmente.
- profundidade: a cultura do cafeeiro se desenvolve melhor em solos profundos, com boa capacidade de retenção de água. Deve-se evitar solos com mais de 15% de cascalhos e com leito rochoso superficial, fatores que dificultam a mecanização agrícola e prejudicam o bom desenvolvimento da culura.
- calagem e adubação: devem ser feitas tendo por base os resultados da análise de solo, seja na implantação da cultura ou em culturas já instaladas.
- conservação do solo: devem ser adotadas práticas conservacionistas baseadas em estudos da área da propriedade. Normalmente são utilizadas 2 tipos de práticas de controle da erosão, complementares entre si - as vegetativas e as mecânicas.
Condições climáticas: o cafeeiro se desenvolve melhor em áreas com temperatura entre 18 e 24 oC, não tolerando temperaturas inferiores a 18 oC ou que em alguns dias do ano fique próxima ou abaixo de 0 oC. Áreas sujeitas à geadas não são recomendadas para esta cultura. Para um bom desenvolvimento, a precipitação anual deve estar na faixa de 600 a 1500 mm anuais, bem distribuídos ao longo das estações do ano.
Época de plantio: janeiro a março ou com irrigação durante a seca.
Época de colheita: abril a setembro.
Espaçamento: dependerá da escolha do sistema de plantio, se o convencional ou adensado (cultiva-se de 5 mil a 10 mil plantas por hectare).
Escolha das variedades: consultar Instituições de Pesquisa ou Órgãos Governamentais ligados à Agricultura, que indicarão as melhores variedades e cultivares para a região onde se situa a propriedade. Estas Instituições realizam pesquisas que visam determinar as espécies, variedades e cultivares mais propícias para cada Estado brasileiro.
Sementes ou mudas necessárias: 1kg contém de cinco a sete mil sementes despolpadas que produzem cerca de quatro mil mudas aproveitáveis.

Bourbon Amarelo..

A origem do café Bourbon ainda é muito questionada.

Alguns historiadores dizem que nasceu por experiência de fecundação por hibridação do café Libéria com o café Comum, realizada pelo Dr.Luiz Pereira Barretto, na fazenda Monte Alegre em Resende – RJ

As plantas resultantes deste cruzamento eram muito parecidas com uma qualidade de café estudada nas estufas da universidade belga em Bruxelas, conhecida pelo nome Bourbon. E com esse nome passou a ser tratado o novo café desenvolvido pelo Dr. Barreto.

Outros afirmam que o governo brasileiro mandou buscar mudas e sementes na Ilha da Reunião (antiga Bourbon, no oceano Índico), por ter informações de que era mais produtivo e de melhor qualidade que os até então produzidos por aqui.

De qualquer forma, surge no Brasil a variedade Bourbon Amarelo, em referência à coloração da casca dos frutos produzidos, resultado do cruzamento entre as variedades Bourbon vermelha e amarelo de Botucatu.

As plantas de bourbon vão de 2 a 3 metros de altura, mas apresentam um formato cilíndrico. Os frutos apresentam o mesmo formato do café comum, mas com um tamanho reduzido.

A variedade é muito susceptível a pragas, doenças, e tem também sua produtividade inferior quando comparadas as demais variedades comerciais.

Dessa forma, produzir café Bourbon não é fácil. O que tem de especial no café Bourbon Amarelo então para insistirmos em sua produção?



Esta é considerada uma das melhores variedades do mundo para produção de cafés especiais. Seu aroma e sabor adocicado conferem características únicas na xícara.

Porém vale lembrarmos aqui que apenas a variedade não é suficiente para resultar em cafés especiais. O solo, o clima, a altitude da lavoura e os processos de secagem são fundamentais para garantir todas as características e permitir a planta expressar todo seu potencial.

O conceito do terroir novamente fica evidente quando queremos alcançar qualidade superior.
Aqui na fazenda Monte Alto o Bourbon Amarelo produzido possui aroma cítrico, acidez equilibrada e elegante. Residual doce.

Boa harmonização com sobremesas. Perfeito para ser apreciado no nosso tradicional café com leite.
No espresso, possui excelente crema e sua doçura ganha destaque.

E você, qual sua variedade preferida? Escreva-nos contanto.

Boas xícaras!