sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A lenda do cappuccino

Cappuccino é uma bebida originária da Italia, sua composição é basicamente três partes iguais de café expresso, leite e leite vaporizado. A alteração destas porções consiste na criação de bebidas derivadas, como Café Latte e Machiato. No Brasil, o uso de chocolate em pó e canela são práticas comuns, mas não faz parte da receita original.

A criação da receita é atribuida ao monge italiano Marco D’Viano, que teve importante papel na resistência cristã contra o avanço islâmico na Europa, que em 1683 encurralou o exército turco, obrigando-os a recuar e deixar, em Viena, varias sacas de café. O termo cappuccino, deriva de cappa (capuz em Latin) e faz referencia ao hábito dos frades capuchinhos, que lembra a cor da bebida.

A qualidade do expresso, a textura e temperatura do leite são elementos de fundamental importância na preparação do cappuccino. Para saber se a vaporização está perfeita, deve-se conferir se o leite cria uma espuma com textura aveludade, brilhante e cremosa. Baristas mais experientes criam desenhos e formas no leite vaporizado, essa técnica é chamada de latte art.



"Sempre em que você for tomar um cappuccino digam ÁMEN"

Nenhum comentário:

Postar um comentário